A Bonimar tem suas raízes originadas de uma pequena casa atrás da residência do Nono Claudino Menegat e Nona Clelia Sonda Menegat. Neste lar, a filha, Marlene Menegat Boniatti, que era professora, via a Nona Clelia fazer as deliciosas figadas no tacho de cobre, em fogo a lenha, mexida com a “mescola” e viu ali a possibilidade de uma renda extra.

Neste local, embaixo de uma árvore, da mesma forma e receita da Nona, foram feitas as primeiras geleias, mais conhecidas como “chimias” pelos descendentes italianos. A produção, por sua vez, começou a ser comercializada pelo marido, Nestor Boniatti, nos estabelecimentos comerciais nos quais ele já realizava a venda de carnes de seu Matadouro.

A partir desta origem, a empresa iniciou sua evolução, novos equipamentos foram chegando e o produto feito com a receita original foi sendo bem aceito por quem consumia. Chegou então o momento em que o crescimento tornou o lugar atual pequeno, então, a professora Marlene passou a dedicar-se exclusivamente para a produção da marca.

A partir daí, um novo grande passo surgiu. Um novo espaço começou a ser pensado e, no mesmo local onde está localizada a empresa hoje, começou a ser erguida a nova sede. As atividades começaram em meados de 2005, com mais espaço e ânimo renovado. Posteriormente, com a vinda gradativa do Marido Nestor e dos filhos, Diogo e Ronaldo, a marca teve cada dia mais expansão e crescimento, proporcionando novas vendas, ampliação das estruturas físicas e desenvolvimento contínuo até os dias atuais.

Apesar da evolução dos equipamentos e escala de produção em proporções maiores, a receita das conservas e geleias que são produzidas, continuam com a mesmas receitas da Nona, mantendo a originalidade do sabor e a qualidade dos produtos. Seguindo este conceito, os produtos chegam à mesa dos consumidores de vários lugares do Brasil com o Slogan verídico: “O Sabor Caseiro de Verdade”.